Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Segurança de aplicações – 4 desafios

Em meio à expansão da tecnologia e o grande aumento no desenvolvimento de novas aplicações, um fator caminha em conjunto com o desenvolvimento: a segurança de aplicações. Chega a ser um verdadeiro desafio ao desenvolver pensar em todas as possíveis vulnerabilidades que podem ser exploradas.

Em meio a inúmeras práticas de segurança que podemos adotar no desenvolvimento de nossas aplicações, algumas são essenciais, mas ainda assim, não garantem a segurança delas. Por isso, é essencial conhecer os desafios e com isso poder melhorar a confiabilidade do sistema. Continue lendo o artigo e saiba como agir!

Principais desafios da segurança de aplicações

Desenvolvimento mais seguro

Instruir os desenvolvedores das possíveis vulnerabilidades que podem ser corrigidas no momento em que são desenvolvidas, não é tarefa fácil. Adotar boas práticas na construção de códigos é uma das principais decisões a ser tomada. Desta forma, podemos evitar inúmeras falhas, na maioria simples, mas que podem ser a porta de entrada para problemas de proporções inimagináveis.

Ter testes de segurança precisos

Felizmente podemos nos resguardar das principais ameaças que rondam as aplicações, uma destas formas é investir em testes. Com desenvolvedores qualificados, ou até mesmo um setor específico para cuidar desta tarefa, vulnerabilidades e erros podem ser detectados e resolvidos antes mesmo da finalização do trabalho, trazendo maior confiabilidade nas aplicações.

Por isso, é fundamental investir em ferramentas de segurança que realizem inúmeros testes em sua aplicação a fim de detectar as principais falhas contidas na estrutura desenvolvida. Fazer com que os desenvolvedores conheçam também os principais ataques e vulnerabilidades exploradas nas aplicações faz com que haja uma maior segurança na codificação.

Contar com uma equipe para suporte

É essencial ter uma equipe capacitada e qualificada para corrigir as falhas antes que elas se tornem problemas com dimensões ainda maiores. Este é um desafio muito grande para as empresas, seja por elas entenderem que não há necessidade, ou até mesmo pela falta de mão de obra qualificada.

Mas e quando é tarde? Uma aplicação pode ser explorada, e falhas podem surgir, desta forma possuir uma equipe prontamente preparada para solucionar o problema, é o melhor a se fazer. Logo, é imprescindível rever as práticas adotadas, a fim de verificar se os testes de segurança estão sendo aplicados da forma correta e o que pode ser feito para melhorar ainda mais estas etapas.

Conhecer as ameaças que está enfrentando

Uma das dificuldades das empresas é saber o que estão enfrentando. A melhor maneira de combater uma ameaça é conhecendo-a, desta forma, podemos descobrir qual é o foco daquela ameaça, catalogando os ataques e as vulnerabilidades já exploradas, facilitando assim os testes em aplicações seguintes e auxiliando na segurança ao desenvolver uma nova aplicação. É preciso ir em busca de soluções e medidas para que ameaças do tipo catalogado ou similares não voltem a ocorrer.

Em meio a tantos desafios de segurança, estes são alguns dos principais para as empresas. A falta de desenvolvedores capacitados e de especialização, ou até mesmo de uma consultoria, onde serão avaliadas as necessidades de cada empreendimento, são alguns dos problemas enfrentados pelas empresas. Cada um destes desafios são de extrema importância para construir aplicações com segurança, fazendo assim com que as aplicações estejam preparadas para uma rápida recuperação.

Ainda tem dúvidas sobre a segurança de aplicações? Siga-nos nas Redes Sociais e tenha mais conteúdo sobre este e outros assuntos!

 

Tags

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: