Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Revisão de código: saiba como fazer e a importância de revisar

Colocar um código de alta qualidade para rodar em produção é o desejo de 100% dos desenvolvedores e gestores da área de tecnologia da informação. A realidade, entretanto, com suas cobranças de prazo e de conhecimento avançado, dificulta que essa tarefa seja executada com total sucesso. Para alcançar esse objetivo, uma ferramenta de revisão de código pode ser uma aliada para auxiliar as equipes de TI e os desenvolvedores de software.

Essa prática está em evidência no mercado, sendo um pilar para os times de TI conseguirem evoluir em seus processos, melhorar a qualidade dos entregáveis e compartilhar o conhecimento entre todos de forma mais dinâmica. Mas, como você pode fazer isso na sua empresa?

Veja nesse post as dicas para adotar iniciar essa atitude no seu dia a dia profissional!

Passos para realizar uma boa revisão de código

Entenda, de verdade, o que foi realizado

Para que o revisor consiga ter uma perspectiva completa do que está revisando, não basta que ele entenda bem da parte técnica. É muito importante saber, também, onde o desenvolvedor quer chegar com aquela solução, seja ela a correção de um bug ou a entrega de um novo processo no sistema. Utilizar repositórios compartilhados, como o GitHub é uma forma de poder descrever bem o que o novo código faz.

Crie cenários e execute testes das novas funcionalidades

Antes da revisão de código propriamente dita, deve-se executar testes no máximo de cenários possíveis em cima do que foi desenvolvido. Não utilize apenas os casos de teste que o desenvolvedor criou, tente pensar em novos cenários e até mesmo agir como um usuário inexperiente, buscando diversas formas de alcançar os mesmos resultados. Nesse momento, podem surgir novas ideias que não haviam sido consideradas em tempo de desenvolvimento.

Realize a revisão fazendo perguntas coerentes

Quando chega a hora da revisão, é sempre bom fazer as perguntas certas como “o código faz sentido?”, “essa função poderia ser escrita de uma forma mais legível?”.

Se perguntar se aquilo está realmente de acordo com um código limpo, é uma ótima maneira de manter a revisão pura sempre em foco e encontrar melhorias que podem ser expostas ao desenvolvedor.

Vantagens de se realizar uma revisão de código

Aumento da qualidade da entrega

Dentre as maiores vantagens da revisão de código, o aumento da qualidade do material entregue é a que mais se destaca. Com dois olhares distintos é muito mais fácil identificar falhas que poderiam não ser encontradas pelos olhos “viciados” de quem desenvolve o código.

Compartilhamento de conhecimento

Quando essa forma de trabalho ocorre, a disseminação do conhecimento entre os pares se torna uma consequência muito benéfica para todos os envolvidos, pois um profissional consegue entender os códigos desenvolvidos por outros e ter um know-how maior sobre todo o sistema.

Aumento da responsabilidade coletiva

Com um time integrado, os trabalhadores não se sentem inibidos em expor suas opiniões e exercer a proatividade, já que ao mesmo tempo todos estão revisando e sendo revisados, sempre empenhados em melhorar o próprio conhecimento e o dos colegas.

Com as descrições dadas sobre os benefícios de adotar uma prática saudável como a revisão de código, fica clara a importância que essa atividade tem e o valor que agrega no ambiente de trabalho.

É necessário treinar a equipe para que essa etapa do processo seja implementada e executada sempre com dedicação e busca pela evolução contínua. Com esse cenário bem estabelecido, a TI participará cada vez mais do sucesso da instituição.

Gostou de conhecer a revisão de código? Então assine nossa newsletter, assim você ficará por dentro sobre este e muitos outros assuntos!

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: