Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Awareness – Despertando para o desenvolvimento seguro

Posters Awarness

Awareness – O Primeiro Passo para o Desenvolvimento Seguro

Qual a responsabilidade do desenvolvedor quando o assunto é segurança digital? Se você atua com desenvolvimento de software e ainda acha que segurança é um assunto da área de Cyber Security da sua empresa ou da equipe de operações de software e do pessoal de infra, já está em tempo de você rever os seus conceitos.

Observe este dado extraído do estudo divulgado pela Micro Focus sobre segurança de aplicações:

“Aplicações Web representam 51% das vulnerabilidade reportadas em 2017.”

Aplicações tornam-se sistematicamente o alvo prioritário de ataques, pois o volume de esforço em prevenir as falhas de segurança no código das aplicações ainda é incipiente em todo o mundo. É preciso uma nova postura frente a este problema… é preciso um novo despertar!

E o primeiro passo para este novo modelo mental é reconhecer que o processo de desenvolvimento de software precisa melhorar, pois precisa incorporar segurança desde a concepção das aplicações e se estender ao longo de todo o pipeline de desenvolvimento. É preciso compreender que mesmo quando a equipe de desenvolvimento é madura, falhas acontecem, especialmente quando o assunto é segurança, pois exige um mindset diferente por parte dos desenvolvedores, além da atualização constante.

Para resolver esse problema que é interesse comum de todos – tanto do time de desenvolvimento quando do time de segurança – é necessário parar de procurar culpados e unir esforços contra o inimigo comum: o cibercrime. Pensando em reforçar esta consciência de co-responsabilidade é que a Conviso criou uma série de posters para sensibilização sobre a importância do processo de  desenvolvimento de software seguro. Os posters de Secure Code Awareness da Conviso se basearam no trabalho da ilustradora Valeriy Kachaev, e têm como principal objetivo gerar maior engajamento dos desenvolvedores nas definições de segurança das aplicações.

E esse é só o primeiro passo dessa caminhada… A capacitação e o diálogo constante sobre as ameaças do mundo digital devem fazer parte da cultura organizacional da empresa cotidianamente. Esperamos que os nossos posters, além de manter as paredes dos escritórios mais charmosas e coloridas, sejam um constante alerta de que todos que trabalham com desenvolvimento de software precisam manter-se atualizados e conhecer as melhores práticas para desenvolver de forma segura.

O que achou? Interessante? Baixe os pôsteres de Secure Code Awareness da Conviso e confira o resultado!

 

Espero que goste… deixe seu comentário abaixo se quiser registrar suas críticas e sugestões.

2 comentários

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: