Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Os usuários confiam na sua aplicação mobile?

O uso de aplicativos móveis para as mais diversas operações possíveis em smartphones e tablets é uma realidade que faz parte do dia a dia de milhares de pessoas. Interação nas principais mídias sociais, armazenamento de arquivos diversos em nuvem (Ex: Dropbox, Icloud), jogos de entretenimento, transações bancárias e até mesmo troca de dados e informações de trabalho fazem parte da rotina de quase todos atualmente. Porém, nem sempre essas operações são tão seguras quanto parecem e, ao contrário do que acontece com os usuários de computadores, a maioria das pessoas ainda não acordou para os riscos de usar tais aplicativos móveis.

Ligados na necessidade de conhecer e desenvolver estratégias de segurança de software, inclusive para as aplicações móveis, estudiosos e especialistas do mundo todo se uniram e fundaram a OWASP, uma comunidade aberta, voltada à capacitação e desenvolvimento de técnicas para segurança de sistemas e aplicativos móveis. Porém, ainda que o acesso à metodologia para segurança de aplicações exista e esteja crescendo e esteja disponível gratuitamente, é preciso estar amparado por bons profissionais da área, capazes de utilizar todo este conhecimento para assegurar suas aplicações.

E você, sabe como deve ser a segurança do seu app?

Por que focar na segurança?

Para empresários que têm apps como produto ou mesmo para os que usam tais aplicativos nas operações cotidianas de sua empresa, seja para a troca de mensagens entre funcionários ou mesmo transações bancárias simples, segue um alerta. É preciso estar muito atento à segurança desses apps para não colocar em risco informações e dados confidenciais que, em mãos erradas, são o suficiente para a destruição de todo seu patrimônio.

Investir em segurança, seja para oferecer um aplicativo confiável para seus clientes ou para uso dos seus funcionários é uma medida necessária e que demonstra profissionalismo, característica das empresas conhecidas por sua credibilidade.

Tenha cuidado com dados sensíveis

Independentemente da plataforma em que o aplicativo irá rodar, seja IOS, Android, RIM ou Windows Phone, cada uma com seu potencial de vulnerabilidade, uma coisa é certa: é preciso ter muito cuidado com os chamados dados sensíveis. Ao instalar um app no seu aparelho, dados como histórico de navegação, endereço pessoal, e-mail, fotos, dados de localização, perfil em redes sociais, senha de bancos, arquivos salvos em nuvem estarão acessíveis e o cuidado é garantir que eles estejam abertos apenas para você.

Um app seguro deve ser capaz de evitar qualquer tipo de interceptação de dados sensíveis e também de evitar o vazamento de dados pessoais.

Quais as falhas de um app mobile?

Falhas nos processos de autenticação e autorização de acesso, bem como armazenamento inseguro de dados, senhas e informações, criptografia instável e mal feita, e ausência de ferramentas para validação de dados são as principais falhas que um app pode ter.

Testes que avaliem os riscos em cada um desses processos são fundamentais para a certificação de segurança do aplicativo. Para isso, análises dinâmicas que avaliem o comportamento do app enquanto ele roda e também análises estáticas, capazes de ir a fundo na arquitetura da programação para buscar possíveis falhas, são essenciais.

Se você é empresário que tem como produto ou mesmo que utiliza algum aplicativo mobile para as operações do seu dia a dia, esteja atento. Busque profissionais capacitados para garantir a segurança das suas operações móveis!

Originalmente postado no Blog da Conviso Application Security – Siga-nos no Twitter @conviso Google+

Tags

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: