Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Consultoria externa para segurança em aplicações: por que contratar?

Os gerentes de TI têm enfrentado uma realidade repleta de tarefas que muitas vezes não conseguem concluir. Apesar desses profissionais serem principalmente responsáveis por se certificar de que seus desenvolvedores criem códigos de forma eficiente, eles enfrentam, ainda, um encargo no que diz respeito à manutenção da segurança em aplicações.

Visto que as aplicações web implicam, em sua maioria, na transferência de dados de forma segura, seguir os requisitos regulamentares é uma regra essencial.

Da mesma forma, identificar brechas e pontos vulneráveis nos sistemas da empresa é algo que não deve, de forma alguma, ser negligenciado.

Segurança em aplicações nas empresas

Diante dessa realidade, os profissionais que atuam no setor da segurança da informação precisam saber lidar com o inesperado mais do que em qualquer outro segmento da área de TI.
Ainda, por conta da demanda de conhecimento, necessitam buscar informações constantemente e estar sempre um passo à frente das ameaças, que têm crescido em quantidade e complexidade nas empresas.

Contratação de consultoria

A consultoria possibilita trazer para a empresa o que há de melhor em termos de conhecimento em segurança das aplicações, além de atualizações constantes sobre vulnerabilidades e padrões de ataques no mercado. Essa contratação também permite uma análise detalhada dos protocolos de segurança adotados pela empresa e um mapeamento das brechas existentes.

Além disso, conforme a tecnologia avança, os métodos de invasão e roubo de dados utilizados por crackers também evoluem. Wagner Elias, presidente-executivo da empresa de consultoria de segurança Conviso, alerta sobre isso ao citar que “É impossível falar em segurança de dados sem falar da ‘indústria hacker'”.

Dada a importância de conhecer mais a respeito do tema, preparamos alguns tópicos a serem considerados ao pensar na contratação de consultoria externa para segurança em aplicações. Confira os benefícios!

1. Uso de tecnologias específicas

Hoje em dia, os gerentes de TI têm concentrado seus esforços na tentativa de encontrar tecnologias precisas que melhor atendem ao desempenho geral da empresa. Isso é importante, porém toma um tempo que é essencial para a execução de outras atividades.

Enquanto isso, empresas de confiança na área de TI criaram tecnologias específicas para escaneamento de código não compilado. Algumas fornecem tecnologias que buscam prever e tomar as devidas precauções contra potenciais ameaças à segurança.

2. Melhorar o aproveitamento de tempo

Os desenvolvedores precisam manter uma codificação contínua e de qualidade. Nesse aspecto, a contratação da consultoria os deixará mais aptos a se concentrarem no que realmente precisam e sabem fazer de melhor: programar as linhas de código.

Inclusive, a terceirização da segurança proporcionará mais tempo para que os funcionários da empresa possam focar em novos projetos e fazer melhorias nos já existentes, mantendo sempre a boa qualidade dos serviços e a conservação dos clientes.

3. Evitar potenciais gastos e falhas

Ao optar por executar as operações de segurança da sua aplicação, você provavelmente se deparará com problemas e falhas de segurança com uma certa frequência.

Além de despesas e perda de tempo, isso pode provocar mais preocupações no cliente e o risco de problemas mais críticos na segurança. Sem falar que isso também poderá ser prejudicial para a imagem da empresa aos olhos dos investidores e clientes.

4. Construir uma boa reputação

Sua empresa pode se tornar sinônimo de qualidade e confiança ao fazer parceria com um provedor de segurança externo, principalmente se for algum que já possua um feedback positivo, por parte da indústria do ramo.

Construir uma boa reputação pode te levar a novos clientes, além de um crescimento da presença da marca. A consultoria também traz os benefícios óbvios, como trazer mais segurança e valor de mercado para a sua empresa.

Ainda tem dúvidas sobre a consultoria? Entre em contato conosco agora mesmo e fique por dentro de tudo!

Tags

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: