Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Aplicações na web: os desafios das empresas

Quando a World Wide Web surgiu, um dos desafios do mercado era a popularização, a expansão dessa tecnologia (por um preço acessível) para o maior número de consumidores possível. Quase 25 anos depois, o atual momento tecnológico não requer apenas uma expansão, pois isso acontece e acontecerá de forma natural e gradativa.

O desafio, hoje, está em manter os dados e as aplicações na web em segurança. E nessa tarefa, há muitos desafios. Confira agora alguns deles!

Agilidade na identificação de possíveis vulnerabilidades

É necessário estar atento a certas tendências em aplicações web, já que dizem muito da atual situação digital. Toda empresa de Tecnologia da Informação tem a prevenção como coluna vertebral, e se estrutura para que esta seja sempre a palavra de ordem.

Mas e quando ela falha?

Bom, aí os primeiros momentos são cruciais. A competência de uma empresa em apresentar uma resposta rápida a situações de risco mostra muito do que ela é capaz. Uma resposta eficiente garante a anulação do problema ou pelo menos a redução drástica dos efeitos. Uma empresa de segurança de aplicações necessita ter treinamento e promover simulações para, se não prever e eliminar o problema, pelo menos atenuar qualquer risco ao cliente. Nesse sentido, a identificação de possíveis vulnerabilidades é fundamental para o desenvolvimento de um resultado positivo.

Segurança na nuvem

Outra tendência é a progressiva transição dos meios físicos para os digitais, o abandono do disquete (alguém lembra?), do CD, do DVD, do pendrive, enfim, de tudo que seja tocável e concreto para o abstrato, a nuvem. Esta tendência, que tem cara de realidade, é foco das empresas para a modernização dos negócios e facilidade de acesso aos dados. A busca por esse serviço é alta e nele também estão os focos de possíveis ataques. A segurança na cloud deve ser primordial, pois absolutamente tudo da organização estará, em breve, alojado nela.

Desenvolvimento de aplicações seguras

Para evitar as situações citadas, é importante não pensar duas vezes antes de contratar uma equipe especializada, uma empresa com experiência e know-how para qualquer infortúnio que possa surgir com as aplicações web, desde o seu planejamento.

Além disso, como o mercado está sempre em transformação, o ideal é ter uma equipe de consultoria para alinhar às necessidades das organizações, as demandas que possam aparecer. Dessa forma, já no estágio de desenvolvimento de aplicações web, os riscos podem ser previstos e extintos, antes que ofereçam danos ao usuário final. Os testes de softwares podem evitar esse tipo de ocorrência.

Estar preparado não deve se limitar a uma frase de efeito, mas a uma realidade no atual mercado, o que exige uma integração entre os diversos setores que envolvem a TI. A integração garantirá soluções personalizadas, ou seja, para cada situação ou necessidade haverá uma resposta eficiente, precisa.

Todos esses cenários relatados, além de promover a segurança dos dados e das ações das empresas, irá produzir a redução de custos e a otimização das atividades. A redução de custos está não apenas na prevenção de possíveis problemas como na facilidade em realizar ações no menor tempo, o que promoverá uma melhor gerência dos trabalhos e qualidade na atividade-fim.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Originalmente postado no Blog da Conviso Application Security – Siga-nos no Twitter @conviso Google+

Tags

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: