Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

6 recursos fundamentais para aumentar a segurança da informação das empresas

Vivemos em uma época em que praticamente todas as informações necessárias para um negócio operar e prosperar estão armazenadas no ambiente virtual. E é justamente por isso que qualquer incidente relacionado à segurança da informação é capaz de provocar prejuízos imensos, não somente para a empresa, mas também para seus funcionários, fornecedores, clientes, parceiros e outros públicos de interesse.

Caso esse assunto seja levado a sério pelo empreendedor e por sua equipe de TI, as chances de falhas podem ser reduzidas consideravelmente.

Conheça 6 recursos fundamentais para aumentar a segurança da informação em sua empresa:

Política de segurança da informação

Ainda que muitas empresas considerem essa medida supérflua, a verdade é que uma política de segurança da informação é uma das melhores maneiras de educar usuários sobre como lidar com informações sensíveis e proteger os sistemas.

Na política, devem estar listadas as responsabilidades dos usuários, permissões, restrições e outras informações que contribuam para um uso consciente dos recursos de TI. Em algumas empresas, já é comum que os sistemas sejam configurados de acordo com a política de segurança da informação, evitando que os usuários tentem contornar algumas das regras estabelecidas.

Proteção de rede

Tendo em vista que grande parte dos sistemas informatizados dependem da internet para funcionar, a rede é um dos pontos mais críticos da infraestrutura.

Com isso, qualquer recurso para proteção da rede é indispensável para aumentar a segurança, minimizar riscos e ameaças, como os firewalls entre outras ferramentas de análise.

Proteção das aplicações

As aplicações são recursos fundamentais nas empresas por isso devem ser protegidas e sua segurança avaliada constantemente. Desta forma evita-se que suas falhas sejam exploradas possibilitando que usuários mal intencionados tenham acesso a dados e recursos da organização. 

Criptografia de dados

As tecnologias de criptografia permitem que os dados armazenados ou em trânsito sejam protegidos por um algoritmo que impossibilita que ele seja consultado em texto claro e, por isso, são amplamente adotadas em empresas de todos os segmentos.

Sua empresa também pode adotar a criptografia para a transferência de dados na rede, garantindo que as informações sejam trafegadas com segurança e confidencialidade.

Antivírus e softwares de proteção

As empresas possuem diversas portas de entradas para softwares maliciosos no sistema, como e-mail, navegação na web e até mesmo dispositivos móveis como CDs e pendrives.

Por isso, softwares de antivírus e proteção contra malwares devem ser instalados e atualizados tanto na infraestrutura quanto nas estações de trabalho individuais. Além disso, é fundamental automatizar a instalação das atualizações em todos os pontos da rede, evitando que pontos vulneráveis isolados funcionem como porta de entrada para ameaças.

Plano de recuperação

Outro recurso indispensável para aumentar a segurança da informação nas empresas é o plano de crise. Nesse plano, a empresa traça as ações que devem ser seguidas em caso de desastres que afetam data centers, servidores,  estações de trabalho, colocando as operações e negócios em risco.

Com isso, a empresa poderá planejar o uso de backups e outras ferramentas para recuperar a disponibilidade dos sistemas até que a infraestrutura de hardware e software seja devidamente restabelecida.

Lembre-se de que esses são apenas alguns dos recursos existentes para aprimorar a segurança da informação nas empresas. Atualmente, novas soluções são divulgadas com frequência no mercado, exigindo que o empreendedor selecione aquelas mais pertinentes para seu negócio.

Se você deseja mais informações sobre o assunto, visite o website da Conviso e converse com a nossa equipe de especialistas

Originalmente postado no Blog da Conviso Application Security – Siga-nos no Twitter @conviso Google+

Tags

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: