Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

3 vantagens de realizar auditoria de sistemas na sua empresa

Qualquer organização que queira competir com outras empresas e sobreviver na era da informação precisa investir na chamada Tecnologia da Informação, ou TI, o que garante a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade dos seus dados. No entanto, com o aumento de ameaças internas e externas, o sistema de TI de uma empresa está constantemente exposto a riscos potenciais. E esta é uma das principais razões para investir em auditoria de sistemas.

Tais auditorias abrangem uma vasta gama de processamento de informações e infraestrutura de comunicação, incluindo serviços web, aplicativos de software, sistemas de segurança, sistemas operacionais, redes cliente-servidor, entre outros sistemas. As auditorias são geralmente projetadas para mitigar possíveis erros no sistema de TI, que podem deixá-lo vulnerável para ataques.

Pensando nisso, no post de hoje, falaremos de 3 das principais vantagens de se realizar auditoria de sistemas na empresa. Vamos lá?

1. A auditoria de sistemas reduz os riscos relacionados à TI

Um dos principais benefícios da auditoria de sistemas é que ela pode ajudar a combater os riscos relacionados com a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos processos e da infraestrutura de TI. Ela também pode melhorar a confiabilidade, a eficiência e a eficácia dos sistemas de TI, cobrindo uma ampla gama de ameaças pela identificação regular e avaliação das vulnerabilidades em uma organização.

Portanto, uma vez que os riscos são avaliados, a auditoria fornece à equipe de TI uma visão clara das ações necessárias para eliminar, reduzir ou simplesmente aceitar esses riscos como parte do ambiente operacional. Então, se a sua empresa está enfrentando problemas em lidar com riscos potenciais, a auditoria de sistemas pode ser a solução perfeita para a sua organização.

2. A auditoria de sistemas melhora a segurança de dados

Depois de avaliar os riscos mencionados acima, os pontos de controle da auditoria podem ser identificados e avaliados. Isso oferece às organizações a oportunidade de redesenhar ou reforçar os controles mal projetados ou ineficazes, levando assim a melhoria da segurança da informação.

Normalmente, usa-se uma estrutura de governança de TI, conhecida por COBIT, como referência para as auditorias de sistemas, mas com o avanço rápido das tecnologias permite que as empresas adaptem essa estrutura para detectar ameaças internas e externas imediatamente, assumindo as medidas de controle automaticamente.

3. A auditoria de sistemas melhora a governança em TI

Por último, mas não menos importante, a auditoria de sistemas desempenha uma função fundamental para garantir que a empresa cumpra normas, regulamentos, conformidades e leis relacionados ao seu negócio. Os diagnósticos servirão para identificar e reforçar junto aos funcionários as melhores práticas.

A equipe de TI, por sua vez, aprimora a governança de TI, através de uma forte compreensão dos controles, riscos e valores do ambiente tecnológico da organização.

Então, se a sua empresa está enfrentando problemas para manter a sua infraestrutura de TI e de dados segura, talvez seja a hora de investir em um serviço de auditoria de sistemas ou, até mesmo, adotar um sistema adaptado de acordo com o negócio, as necessidades e as exigências da organização.

Pronto para entrar em ação? Então comece compartilhando nosso conteúdo em suas redes sociais!

Um comentário

  • Parabéns pelos artigos produzidos com clareza, diretos e com linguagem de fácil acesso a todos.

Deixe um comentário

topo
%d blogueiros gostam disto: