Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

A importância de investir em segurança de aplicações continuamente

Os softwares e aplicativos já se tornaram peças-chave para a operação de empresas de todas as áreas. Mas, junto às vantagens tecnológicas que códigos próprios trazem para otimizar um negócio, surgem várias questões de segurança que muitas vezes são ignoradas pelos gestores de TI.

Você está satisfeito com a segurança de aplicações na sua empresa? Neste artigo, vamos conversar sobre a importância de manter as suas ferramentas protegidas constantemente. Acompanhe!

Um novo paradigma de segurança

O uso de tecnologia por meio de softwares proprietários dentro das empresas evoluiu com tanta velocidade que muitas equipes de TI acabaram não percebendo uma mudança significativa no paradigma de segurança corporativa.

Até alguns anos atrás, quando os softwares eram menos integrados com o sistema e funcionavam de forma mais pontual e isolada, a verificação de código e busca por brechas de segurança só eram necessárias em grandes manutenções ou atualizações, com baixa frequência e escopo limitado.

Hoje, softwares se tornaram críticos para manter a empresa funcionando e competitiva no mercado, sem contar que soluções que realmente otimizam a operação com redução de custos e automação de processos precisam estar conectadas, disponíveis e integradas a todos os departamentos.

É essa característica das novas aplicações corporativas que apresenta uma vulnerabilidade maior para o sistema como um todo. Garantir que a segurança acompanhe esse movimento não é só uma boa prática de TI, mas uma necessidade para manter a saúde do negócio.

A importância do investimento em segurança de aplicações

Com aplicações se tornando cruciais para o desenvolvimento empresarial, o setor de TI ganhou um novo papel estratégico: o de garantir uma base segura e confiável sobre a qual todos os funcionários podem colaborar para que a empresa atinja seus objetivos.

É por isso que criar um protocolo de segurança contínua, ou contratar um parceiro especializado é um investimento em produtividade, otimização e qualidade de software.

Para acompanhar a operação e aproveitar novas oportunidades de mercado, os softwares de hoje estão sempre em constante evolução, seja em pequenas alterações de código ou grandes reformulações. Cada passo desse desenvolvimento deve ser seguro para garantir o retorno que a diretoria espera da solução.

Os maiores riscos estão nas brechas que um código mal revisado cria, que podem ser exploradas por agentes externos, levando ao roubo ou vazamento de dados, ou resultarem em falhas técnicas que comprometam o sistema. Em ambos os casos, o resultado é a perda de credibilidade no mercado, prejuízos financeiros e até a paralisação total da operação.

A solução para aplicações continuamente protegidas

Mas como implementar um desenvolvimento de software com revisão constante, segurança embarcada e uma estrutura robusta para evitar ameaças à empresa? Embora a maioria das empresas já invista na área, a maior dificuldade hoje é encontrar profissionais especializados na implementação e manutenção desse tipo de estratégia.

Portanto, a solução mais procurada hoje é a terceirização da proteção por meio de SaaS. Ferramentas como o Managed Application Security Process (MASP) se destacam por automatizar diversos processos de gerenciamento no desenvolvimento seguro de software e facilitar o trabalho do gerente de TI, com planos que se adéquam à sua necessidade e a consultoria de especialistas na área.

Então, agora que você está pensando melhor sobre a importância de investir em segurança de aplicações, que tal buscar soluções como o MASP para a sua empresa? Entre em contato conosco! A Conviso pode te oferecer a solução perfeita para desenvolver com segurança!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo