Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Saiba como e por que fazer testes de invasão periodicamente

Diante de um cenário onde a informação é um dos bens mais preciosos para os negócios, a preocupação com a segurança dos dados dentro das corporações vem crescendo consideravelmente. As empresas têm investido forte em tecnologias e boas práticas de gestão para assegurar a inviolabilidade dos seus dados, e um dos principais métodos usados para avaliar o real nível de segurança dos sistemas consiste nos testes de invasão, mundialmente conhecidos como Pen-Tests.

Confira agora o que são os testes de invasão e por que realizá-los periodicamente é essencial para otimizar a estrutura de segurança da sua empresa.

O que são os testes de invasão?

Os testes de invasão consistem em um conjunto de procedimentos que se utilizam de técnicas de hacking e softwares específicos para avaliar a segurança de um sistema de informação. Ou seja, computadores, servidores, periféricos de rede, informações confidenciais, aplicações web e de e-mail, e todos os outros elementos que compõem um ambiente onde são processadas informações.

Tais procedimentos visam adquirir acesso restrito ou irrestrito ao sistema alvo de forma a avaliar como eles se comportam perante ataques cibernéticos de um agressor externo, mapeando as vulnerabilidades, quais os pontos comprometidos e que tipos de ataques obtiveram sucesso no sistema. Existem, ao todo, três modalidades de testes de invasão:

BlackBox

O teste ocorre às cegas, onde a avaliadora não terá acesso a nenhuma informação a respeito da estrutura tecnológica do cliente. Caso o teste seja externo, somente o domínio a ser avaliado será fornecido e, caso seja interno, será providenciado o acesso a um ponto de rede.

E essa é a abordagem mais solicitada, pois é a que apresenta mais fielmente uma situação real de ataque, onde um atacante externo coordena múltiplos ataques a um domínio sem necessariamente conhecer a estrutura tecnológica da empresa por trás dele.

GrayBox

Nesse modelo de teste é fornecido algumas informações sobre o ambiente para o responsável pelo teste ter algum direcionamento sobre as características do ambiente.

WhiteBox

Aqui, todas as informações sobre a estrutura tecnológica da empresa são fornecidas de forma que toda a estrutura possa ser avaliada precisamente.

Por que os testes de invasão são importantes?

Avaliar periodicamente a estrutura de segurança de uma empresa é essencial para manter íntegros e seguros os dados das informações e de seus clientes. São bastante comuns as brechas de segurança em softwares largamente utilizados em muitos ambientes de rede, bem como as falhas na definição de métricas e restrições de acesso aos próprios colaboradores da empresa.

O vazamento de informações, além de comprometer a segurança, credibilidade e competitividade da própria empresa, pode ocasionar a perda de clientes, bem como processos judiciais por conta do fornecimento, mesmo que ‘involuntário’, de informações confidencias sobre negócios.

Por que contratar uma empresa especialista é a melhor decisão?

É necessário muito investimento de tempo e dinheiro para alocar todos os recursos pessoais e tecnológicos necessários para montar um ambiente de testes robusto, além de ser primordial treinar a equipe e certificar-se de que o time tem todo o conhecimento requisitado para coordenar o processo.

Por isso, empresas especialistas em testes de invasão contam com equipes multidisciplinares, com conhecimentos aprofundados em sistemas, topologias de redes, programação, e em todas as outras competências necessárias para executar testes diversificados e precisos. Dessa forma, é possível mapear com exatidão qualquer problema relativo à segurança da estrutura tecnológica da empresa.

O mercado da TI evolui constantemente. Softwares são descontinuados para dar lugar a outros mais avançados, tecnologias ultrapassadas dão espaço a novas tendências, e as empresas precisam se adaptar e realizar implementações constantes em suas estruturas. 

No entanto,  novas tecnologias vem acompanhadas de riscos e desafios, bem como da certeza de que praticamente nenhum software ou sistema é perfeito. Portanto, monitorar o ambiente de TI realizando periodicamente testes de invasão é a melhor forma de manter as informações do negócio seguras.

Aproveite e expanda a segurança para além da sua estrutura interna de rede: confira neste post como garantir a segurança das aplicações na nuvem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo