Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Quais as vantagens da análise de dados para a segurança da informação?

Hoje em dia é fato que as empresas têm de lidar com um volume cada vez maior de dados em seus negócios e isto se constitui em um verdadeiro desafio de segurança. Por isso, as companhias estão constantemente buscando maneiras de diminuir a vulnerabilidade de seus arquivos e elevar o gerenciamento confiável de seus dados, demonstrando grande preocupação com a proteção da informação. Neste post, falaremos sobre como o processo de análise de dados (ou “Big Data”) pode contribuir para a proteção efetiva dos recursos computacionais e dados da empresa.

Maior conhecimento do cenário que envolve a segurança em TI

A análise de dados a partir do Big Data ajuda o gerente de TI a melhorar a segurança da informação da empresa, pois é uma estratégia que permite à companhia ter maior conhecimento de informações vulneráveis e ameaças, que possam afetar a segurança dos dados.

Desta forma, uma das vantagens da análise de dados é contribuir para que se desenvolva métodos cada vez mais eficientes para proteger as informações, em um modelo voltado à “inteligência”. Neste caso, o próprio sistema de apoio à verificação e monitoramento, por exemplo, é capaz de identificar ameaças e automatizar funções para proteger os bancos de dados de possíveis invasores, bloqueando a progressão de danos em um ambiente de TI.

Ajudar a empresa a estar sempre em alerta e pronta para agir em caso de necessidade

Há algum tempo o mercado falava sobre uma tendência: que essa estratégia de análise de dados seria usada cada vez mais pelas empresas. O motivo disto é o fato de que a análise de dados tende a exigir sempre mais da companhia, consequentemente, trazendo mais resultados para o empreendimento. Neste caso, que ela não seria só capaz de verificar sua informação e classificar alguns critérios sobre ela, mas também desenvolver soluções inteligentes a partir dos indicadores obtidos neste processo.

Isso significa ter ferramentas inteligentes (unidas a ações de Big Data) para fazer a análise dos dados. Elas permitirão a evolução a uma capacidade de fazer previsões sobre possíveis ataques e controlar em tempo real e de forma automatizada a segurança da informação (quais medidas devem ser tomadas). Além disso, poderão agir de prontidão em caso de ameaças, bloqueando a progressão de possíveis ataques (o que pode incluir melhorias em firewalls, anti-malware e até em redes específicas de perímetro).

Aumentar a competitividade em relação às outras empresas que não fazem a análise de dados

Outra tendência que mostra o quanto estratégias de Big Data devem se tornar cada vez mais relevantes para a proteção dos dados é a constatação de que empresas, que já utilizam esta estratégia, conseguem ter um controle muito maior sobre as informações que trafegam em sua rede. Assim, o Big Data consegue instituir medidas sob demanda para monitorar e permitir acessos ou uso dos dados disponíveis.

Com base na análise de seus dados, as empresas conseguem perceber o real valor de sua informação e imaginar, onde hackers minariam para roubar dados verdadeiramente importantes para uma ação de peso. Ou seja, a análise de dados oferece vantagem competitiva não apenas por meio de informação estratégica, mas também através da capacidade de criar formas inteligentes de proteção dos dados, de modo que seus sistemas consigam reforçar a segurança nas partes não só vulneráveis como também naquelas de maior interesse para ataques.

Autenticação, gerenciamento de logins e identidades, integração com processos de auditoria, detecção de fraudes e recursos preditivos tendem a entrar com força total nas empresas. Eles aumentam a segurança na medida em que preservam (e até aumentam) a disponibilidade da informação àqueles que possuem a devida autorização.

E então, conseguiu enxergar algumas das vantagens da análise de dados para a segurança da informação em sua empresa? Você já implementa algum processo como esse atualmente em seu ambiente de TI? Deixe-nos um comentário e compartilhe sua experiência!

 

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo