Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Por que fazer a criptografia de dados?

Desde que Edward Snowden, ex-técnico da CIA nos Estados Unidos, revelou ao mundo em 2013 de que forma o governo americano espiona conversas de cidadãos, utilizando inclusive os servidores do Google e do Facebook, assuntos sobre segurança digital se tornaram populares. Mas você entende como funciona a criptografia de dados sigilosos?

Não faz muito tempo que o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp disponibilizou a criptografia de ponta a ponta. Segundo a empresa, esse tipo de criptografia não permite nem mesmo que o próprio Whatsapp conheça o conteúdo de suas mensagens, assim somente quem envia e quem recebe determinadas informações tem o acesso a elas.

Mas antes de abordar o porquê de realizar criptografia de dados, vamos entender melhor como ela funciona.

Como funciona a criptografia de dados

Técnicas de criptografia existem desde a antiguidade, quando as mensagens viajavam longas distâncias e não poderiam cair em mãos erradas.

Com um sistema de criptografia específico, quem enviava um comunicado era capaz de “embaralhar” as palavras, a fim de que somente quem conhecia o segredo, nesse caso o receptor da mensagem, pudesse “desembaralhar” essas palavras e ter acesso ao seu conteúdo.

Na era digital, a criptografia de dados funciona de forma similar. São utilizados protocolos de segurança e chaves, capazes de criptografar uma mensagem no momento do envio, e descriptografá-la quando chega ao destinatário correto. Evitando-se assim, que ela seja interceptada e lida no meio do caminho.

Existem dois tipos de chaves para criptografia. As chaves simétricas utilizam a mesma chave privada nas duas pontas de transmissão, já as chaves assimétricas utilizam uma chave pública e uma privada, sendo que uma codifica a informação e a outra fica responsável por decodificá-la. As chaves podem ainda ser de 64 bits, 128 bits ou maiores. Na prática, quanto maiores as chaves, mais seguras elas são.

Alguns motivos para você usar a criptografia de dados em sua empresa

Seja para garantir a segurança de um e-commerce ou mesmo manter os servidores com dados sensíveis protegidos, a criptografia é fundamental.

  • Qualquer roubo a dados confidenciais de clientes, que tenham sido inseridos em um formulário na sua loja virtual, poderá acabar com a reputação do seu negócio. Esse fato torna claro que a criptografia não é mera opção, mas uma necessidade.
  • O mesmo serve para dados sigilosos gravados em um computador ou smartphone; um sistema de criptografia deverá proteger arquivos sigilosos com senha, evitando assim que possam ser acessados por pessoas não autorizadas.
  • Além disso, a criptografia também serve para garantir a autenticidade e a integridade das informações, assegurando que a mensagem partiu do destinatário correto e não foi alterada no caminho.

A criptografia também deve ser utilizada a fim de proteger arquivos em nuvem ou dados em trânsito durante a navegação na internet. Quando se utiliza o wi-fi de um shopping, por exemplo, alguém poderá estar monitorando todas as suas ações na rede. Uma dica nesse caso, é fazer uso da navegação criptografada.

Atualmente, toda empresa deve estar protegida contra ataques maliciosos, atestando o sigilo de dados confidenciais, tanto da empresa, como dos clientes e funcionários. Nesse sentido a criptografia de dados torna-se uma aliada importante à segurança das informações.

Quer se aprofundar no assunto de segurança para deixar sua empresa ainda mais protegida? Leia nosso artigo sobre falhas comuns de segurança em TI!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo