Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Nossa história com desenvolvimento de produtos

Conviso Armature

Todos os anos reunimos todos os funcionários e realizamos um evento para apresentar os resultados e o planejamento estratégico para o ano que se inicia. Era janeiro de 2011 e o Marcos Alvares nos apresentou uma ferramenta que estava desenvolvendo para ajudar nos projetos. Ela já tinha um nome e um designer originado nas mais fortes raízes técnicas.

Conviso Checker
Saudoso Conviso Checker

O início

Nascia ali uma história! O Conviso Checker seria o companheiro diário dos nossos analistas. Eu correria o sério risco de esquecer alguém se citasse todos os profissionais que ajudaram a ferramenta a melhorar. Paralelo ao desenvolvimento do Checker contratamos uma empresa para desenvolver o Portal de Clientes. Esse portal recebia informações do Checker para apresentar os resultados dos projetos aos clientes.

Era 2012 e o Marcos ainda era o highlander, só ele colocava a mão no código do Checker!

Nessa época decidimos que o Checker seria bem mais que um produto que suportava as atividades internas da Conviso, ele iria se tornar um produto. Apesar de já estarmos investindo no desenvolvimento desde 2010, sabíamos que desenvolver produtos era outra história.

É ai que entra mais um nobre guerreiro! Marcos após longas negociações aceita dividir o seu código com Adilson Chacon. Essa dupla levou o produto a outro nível. O que eram dois projetos separados Checker e Portal, virá uma única plataforma.

Equipe Conviso!
Primeira equipe de Dev: Chacon, Marcos e Gustavo

O primeiro produto apresentado ao público

Após um longo estudo e investimento pesado em brand – ok, acho que exagerei um pouco no storytelling – decidimos nomear o produto como Conviso Security Compliance (CSC). Definido o propósito do produto e onde queríamos chegar o desenvolvimento se intensifica. Já começávamos a ter uma estrutura mais forte de gestão, adotando SCRUM como base e as coisas iam bem.

Conviso CSC
O avançado Conviso CSC

O CSC se consolidava no suporte as iniciativas internas e dos clientes e os planos eram cada vez mais ambiciosos. Começa um processo de produtos complementares que se integrava ao CSC, scans de vulnerabilidade e gestão de baselines eram os principais. A equipe de desenvolvimento cresce e a “panelinha” aceita mais um velho conhecido, o Gustavo Pimentel.

Meditando
Gustavo pensando naquele algoritmo maroto

As coisas iam bem, produto ganhando corpo, mais clientes utilizando e nos passando feedbacks preciosos para o nosso desenvolvimento.

Em 2013 tivemos a primeira experiência com o papel de Product Manager, o Rodrigo Montoro assume essa função e alcançamos outras metas importantes, como o primeiro produto brasileiro a conseguir uma certificação do MITRE como produto compatível com o Common Weakness Enumeration (CWE).

Durante esses anos o produto veio ganhando atualizações quinzenais baseado em sprints de 15 dias do SCRUM. Em 2014 decidimos congelar o produto em produção e construir uma versão nova, completamente remodelada, internacionalizada e pronta para crescer.

Nasce o Conviso Armature

Em 2015 a liga da justiça se reúne novamente e decidi mudar o nome CSC para Conviso Armature. A decisão não foi difícil, afinal, se fôssemos listar aqui a quantidade de coisas que CSC significa iria precisar de um bom tempo e paciência de vocês.

Após muitas mudanças, alguns guerreiros seguiram brilhando em outras empresas e o time de dev da Conviso ganha mais um programador, Rodrigo Reginato. Além de todo o paranauê que um paranaense trouxe ao desenvolvimento, destacamos a sua visão mais aguçada para o design – Ok Reginato, sei que não vai se orgulhar disso – implementando várias mudanças no layout e usabilidade do produto.

Dev team
Só mais um daily meeting

O maduro Conviso Armature

No final de 2015 após grandes mudanças na sua estrutura, funcionamento e principalmente design e usabilidade, lançamos uma versão completamente remodelada do Conviso Armature.

Gestão de Vulnerabilidades - Conviso Armature
Gestão de Vulnerabilidades com o Conviso Armature

Dashboard Conviso Armature
Dashboard customizado do Conviso Armature

O produto segue crescendo e se consolidando como uma plataforma completa para identificar, gerenciar vulnerabilidades e proteger a infraestrutura de nossos clientes.

Assim construímos essa bela história! Não posso esquecer de algumas contribuições, como a visão Black Hat do Ulisses Castro, as contribuições valiosas, principalmente em usabilidade do Daniel Arenas e de todo o time da Conviso, sejam eles técnicos ou não.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo