Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Falando sobre Pesquisa – Pesquisa científica

Genius Research is 1% inspiration and 99% transpiration.” Edison, Thomas

A pesquisa cientifica consiste em um processo de investigação que utiliza alguns procedimentos, visando encontrar respostas para solucionar um determinado problema existente com a intenção de produzir resultados novos ou que possam ser interessantes em um contexto social.

A pesquisa científica pode ser classificada em dois elementos básicos que são:

  • Abordagem do Problema.
  • Objetivos da Pesquisa.

Atualmente, quando falamos de abordagem do problema, temos duas classificações que são:

  • Quantitativa: Que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.
  • Qualitativa: Que acaba sendo a pesquisa descritiva, baseada em descrições do individuo através de informações coletadas por entrevista por exemplo.

Em relação aos objetivos da pesquisa, também podemos classificar em três tipos, que são:

  • Exploratória: Envolve tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa, é usado como base os estudos de caso e as pesquisas bibliográficas.
  • Descritiva: Levantamento de dados que recorre a técnicas padronizadas de coleta.
  • Explicativa: Procura explicar os fatores que ocasionam os fenômenos.

Muito tem se falado na palavra pesquisa e na sua importância para as corporações e inclusive algumas empresas como a própria CONVISO tem aplicado esse diferencial em seus trabalhos.

Como trabalhamos na CONVISO

Aqui na CONVISO, no departamento de pesquisa, utilizamos um framework bem simplificado onde trabalhamos com 3 elementos básicos que são:

  • Levantamento do Problema: Uma questão que foi proposta em busca de um resultado, por exemplo, um levantamento baseado em uma necessidade de um cliente, algo que ainda não foi resolvido ou recorrente a partir de uma solução já encontrada (em busca de melhorar o resultado final).
  • Aplicação da Pesquisa: Efetuar a pesquisa aplicada que se utiliza de métodos quantitativos (por exemplo, levantamento de artigos em estado da arte, buscas por assuntos específicos e de interesse em comum, efetuar testes) para se obter argumentos através de provas de conceito que possam ser apresentadas e validadas.
  • Resultado: Através do problema proposto e aplicação de pesquisa com os argumentos que foram encontrados e validados, conseguimos encontrar e formalizar um modelo que concretiza o resultado final.

Pesquisa científica

Enfim, se você tem curiosidade em saber mais como funciona o nosso processo de pesquisa ou deseja se aplicar, temos vagas em aberto. Junte-se a nós! 

Fale com um dos nossos analistas

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo