Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

Como garantir a segurança de redes?

A segurança de redes é um assunto muito importante e polêmico. Ataques a redes corporativas de grandes empresas são frequentemente divulgados na mídia. Eles trazem cada vez mais à tona a preocupação em manter as redes seguras e livres de brechas que podem ser aproveitadas por pessoas ou grupos criminosos. Mas como garantir a segurança de redes?

Neste post vamos conhecer algumas boas práticas que podem promover uma segurança mais eficaz.

O que é segurança de redes?

Apesar de ser um assunto abrangente, a segurança de redes pode ser definida basicamente como uma estratégia e um investimento realizado pelas organizações, por meio da combinação de hardware e software e de profissionais especialistas. Ela garante que as informações que entram e saem da empresa estão protegidas e que os recursos de infraestrutura envolvidos estarão disponíveis para a execução das atividades empresariais e de negócio.

Como implementar a segurança de redes?

A implementação de uma boa política de segurança deve ser realizada por uma empresa especializada. A área de segurança da informação exige profissionais capacitados, certificados e experientes. A implementação da segurança envolve a análise sistemática, configuração e testes de softwares e hardware. Por isso, na hora de escolher o fornecedor, tenha critérios bem definidos.

Com a segurança de redes devidamente estruturada, sua empresa experimentará diversos benefícios. Vamos conhecer algumas práticas?

Desenvolva e construa uma estratégia de segurança

Desenvolver e implementar a estratégia de segurança da empresa é um passo essencial. Também é importante envolver toda a sua equipe e fornecedores nessa estratégia e utilizá-la no desenvolvimento de software, além de estruturar métodos para que a sua equipe e fornecedores sigam as boas práticas definidas.

Simule ataques

Com tudo nos devidos lugares, agora é a hora de realizar testes de segurança. A intenção aqui é provar que a estratégia realmente funciona!

A simulação de ataques é realizada por especialistas e direcionada para as aplicações (software) e também no ambiente que as suportam (sistemas operacionais, bancos de dados entre outros). São testes de invasão completos em redes e infraestruturas que podem garantir a assertividade das soluções implementadas.

Construa pensando em segurança

Além da construção do software pensando em segurança, implemente um processo de gestão de vulnerabilidades e de testes de segurança para garantir que o ambiente inicialmente seguro se mantenha realmente resguardado.

Utilize certificados digitais no site

A segurança de redes envolve não somente a proteção das informações na rede corporativa, mas proteger as informações de seus clientes e garantir um ambiente propício para novas vendas e negócios. Se o site da sua empresa envolve dados sensíveis, transações financeiras, envio de informações ou mesmo vendas de serviços ou produtos online, vale a pena investir em certificados digitais. A proteção das informações trafegadas gera credibilidade e segurança aos usuários.

Conscientize usuários e equipe

É fato que apesar de todos os investimentos em uma boa consultoria, testes, software e hardware, educar a sua equipe e usuários deve estar entre as tarefas mais importantes da política de segurança de sua empresa. Para isso, bons treinamentos e palestras podem ser positivas. Conhecer bem a sua equipe, a confiabilidade de cada profissional e entregar senhas e informações de segurança aos profissionais certos também estão entre as boas práticas para uma segurança de redes mais eficaz.

Não deixe de compartilhar essas informações nas redes sociais e contribuir para empresas mais seguras e profissionais mais conscientes!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo