Suas aplicações são seguras?

Conheça a Conviso!

As melhores práticas em segurança de aplicações para profissionais de TI

 

Atualmente, a descoberta de falhas de segurança e a incidência de invasões por ataques hackers estão crescendo muito no mundo e a maioria das empresas e profissionais dá área desconhecem a melhor forma de se proteger. Confira a seguir 6 melhores práticas em segurança de aplicações para profissionais de TI

Elabore um plano de ação

Elaborar um plano de ação é necessário para que sejam definidos os objetivos e qual caminho será percorrido para melhorar a segurança das aplicações. Definir quais aplicações têm prioridade nos testes, quais as ferramentas que se fazem necessárias para fazer os testes e como serão mensurados os resultados são algumas das definições que devem ser previstas nesse planejamento. A ideia de planejar é muito bem-vinda, pois, além de auxiliar na execução e organização das medidas de segurança a serem tomadas, também ajudará no registro e na avaliação de melhorias na segurança de aplicações.

Conscientize os funcionários

É muito importante que a maioria dos funcionários da empresa entendam a importância da segurança de aplicações, pois, geralmente, essa preocupação está com a minoria da empresa, o que acaba gerando situações desconfortáveis ou até uma falta de credibilidade nos projetos voltados a melhorias na segurança. Utilize a comunicação interna para difundir conhecimento sobre o assunto a todos da empresa, ministre palestras ou seminários entre os funcionários, etc. O importante é conseguir difundir ao máximo a necessidade da preocupação com a segurança.

Teste a segurança de aplicações que já existem

Fazer testes em aplicações que ainda estão sendo desenvolvidas será muito importante, mas também é necessário fazer as mesmas verificações em aplicações que já estão em produção no mercado. Muitas delas podem possuir vulnerabilidades que foram descobertas recentemente, ou, ainda, problemas não identificados. Caso sejam encontradas falhas e posteriormente corrigidas, tanto você quanto o seu cliente se sentirão mais tranquilos.

Contrate uma consultoria especializada

Quando o assunto é a segurança de aplicações, é muito útil contratar empresas especializadas no assunto, pois elas já possuem conhecimento tácito na área e podem te fornecer uma consultoria profissional para identificar problemas, vulnerabilidades e práticas que devem ser descontinuadas. Além de ajudar a identificar e resolver falhas de segurança em seu aplicativo, empresas de consultoria podem também ministrar treinamentos através de funcionários especialistas, que possuem didática e conhecimento suficiente para capacitar os seus colaboradores para melhorarem a segurança das aplicações da sua empresa.

Valorize os resultados positivos

Não basta apenas apontar e destacar defeitos. Para ajudar na motivação da equipe e na valorização do trabalho de segurança é necessário dar valor aos resultados positivos encontrados nas suas aplicações. Divulgue internamente quando uma aplicação for aprovada com louvor nos testes de vulnerabilidade, valorize quando problemas complexos forem resolvidos pela equipe, etc. Esse tipo de ação incentivará a equipe a trabalhar melhor e manter um clima mais agradável de trabalho, quebrando aquela sensação de que apenas os resultados negativos são contabilizados.

Invista na continuidade do processo

Como todos os dias novas ameaças e vulnerabilidades aparecem, é muito importante que os procedimentos de verificação e aumento da segurança de aplicações seja continuado mesmo após alcançarem os objetivos esperados inicialmente. Agindo dessa forma você conseguirá manter o nível de segurança das aplicações e diminuir o risco de perder todo o trabalho de análise e melhorias que foi efetuado anteriormente.

Essas dicas e recomendações poderão te ajudar a saber como proceder em um processo de avaliação de segurança das suas aplicações e também a gerenciar um processo já existente. Para conseguir achar o modelo ideal, adapte as dicas anteriores à realidade das aplicações do seu negócio.

E na sua empresa, quais são as práticas de segurança executadas? Compartilhe conosco as suas experiências sobre o tema!

Veja também: 

 

Originalmente postado no Blog da Conviso Application Security – Siga-nos no Twitter @conviso Google+

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo